Lua de sangue aparecerá no céu à noite

eclipselunar

Imagem retrata a “lua de sangue”.

Na madrugada de hoje (14 de abril) para amanhã (15 de abril) teremos o primeiro eclipse lunar total de uma série de quatro que irão ocorrer neste ano (2014) e no ano que vem (2015). É uma “lua de sangue”? Um sinal do fim do mundo?

Pra quem acredita em superstição, pode até ser… Mas, na verdade, teremos um belo espetáculo astronômico de encher os olhos. Um eclipse lunar é um fenômeno que acontece quando a sombra da Terra encobre a superfície da Lua. O eclipse pode ser parcial (se a sombra da Terra só cobre parte da Lua) ou total (se a sombra encobre toda a lua).

Mas, então, por que o apelido sinistro de “lua de sangue”? Boa parte dos astrônomos não gosta dessa expressão (quem curte mesmo são os viciados em apocalipse). E aí? Qual a razão para esse mistériooooooooo?

blood_moon_by_wolfiewolfe-d3jrrof.pngMedrosinhos, hein? Não tem nada de sangue, não! Popularmente, o fenômeno “Lua de Sangue” tem esse nome porque, em seu momento mais espetacular, a Lua fica com um tom avermelhado.

Quando o Sol está totalmente encoberto pela Terra, a única luz que consegue chegar à superfície lunar é aquela que atravessa a borda da atmosfera terrestre, num tom avermelhado. Aí a Lua reflete essa luz e aparece com aquele tom “sinistroooo”! Não tem nada de sangue, não! kkkkkk

Charge 2O eclipse poderá ser visto em todo o Brasil (mas, pra curtir, tem que “madrugar”). O fenômeno começa à 1h53… Mas, pra ver a cor avermelhada, só lá pra 4h06. E, então, depois disso, mais uma horinha e pronto! Lá pra 5h24, o satélite começa a voltar à sua aparência natural. E depois? Depois, a Lua se põe no horizonte a oeste, enquanto o Sol surge no leste.

Mas, só uma coisinha: vamos torcer pra o céu não estar nublado, ok?

10418388-cartoon-of-a-man-walking-in-the-rain-with-an-umbrella-cloudy-sky-behind

Fonte: Folha de São Paulo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s