A Lua Tristonha na Copa

wallpaper-hd-soccer-world-cup-soccer-brasil-2014-28492

Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Nesta quinta-feira, 12 de junho de 2014, damos o pontapé inicial para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. No jogo de estreia, Brasil enfrenta a Croácia, às 17h00, no Estádio do Corinthians, em São Paulo-SP.

Mas, a propósito, será que há alguma relação entre futebol e astronomia? Para o pessoal do Observatório Nacional, tem tudo a ver! Você sabia que o Observatório Nacional irá promover, durante a Copa, a exposição O Observatório Nacional e a Copa do Mundo de 2014?

Pois é! A exposição é gratuita e ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede do Observatório Nacional (ON), à Rua General José Cristino, 77, em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro.

wallpapers-do-fuleco-copa-do-mundo-2014 (11)

Fuleco é o tatu-bola mascote da Copa do Brasil de 2014.

O mascote “Fuleco” ou tatu-bola é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014. Ele é um dos símbolos da rica fauna brasileira e faz parte da família das bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que se encontra ameaçado de extinção. Você sabia que a origem do nome “Fuleco” é a união das palavras “futebol” e “ecologia”?

Mas, voltando ao assunto da exposição do Observatório Nacional, foram produzidos 14 painéis relacionando astronomia e futebol, geofísica e futebol. Uma das ilustrações mostra os asteroides que entram na atmosfera da terra e não conseguem ser destruídos. O painel recebeu o nome Sistema Brasileiro de Defesa.

observatorio_nacional

Exposição no Observatório Nacional faz relação bem-humorada entre astronomia e futebol, e mostra goleiro fora da atmosfera terrestre defendendo o planeta da entrada de um asteroide. Divulgação/Observatório Nacional

Não existe nenhum tipo de arma que consiga impedir a entrada de um asteroide [na atmosfera], ou que possa destruir e pulverizar um asteroide”, explicou Carlos Veiga, chefe da Divisão de Atividades Educacionais do ON, em entrevista à Agência Brasil, em 9 de junho.

Usando bom humor, o painel tem imagem de um goleiro agarrando asteroides. “Se você botar um bom goleiro fora da atmosfera da Terra, você é capaz de impedir esses asteroides de entrar. É uma imagem de humor, eu falo dos asteroides no texto. Mas uma boa imagem de goleiro, todo mundo entende isso”, contou Carlos Veiga.

A propósito, você sabe quais são as cidades-sede da Copa e os seus estádios? Temos o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ; o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília-DF; a Arena Corinthians, em São Paulo-SP; a Arena Castelão, em Fortaleza-CE; o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG; o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS; a Arena Fonte Nova, em Salvador-BA; a Arena Pernambuco, em Recife-PE; a Arena da Amazônia, em Manaus-AM; a Arena das Dunas, em Natal-RN; a Arena Pantanal, em Cuiabá-MT; e a Arena da Baixada, em Curitiba-PR.

imagem.php

Voltando à exposição: outro bom quadro exibido na mostra é sobre a expansão do universo. Perceba que, dentro da bola da ilustração, cabe todo o universo. Só que essa bola está sendo acelerada, inflada, por uma força chamada energia escura, mas que ninguém a conhece. Veja:

Copa-do-mundo-2

Painel mostra a expansão do universo, representado por uma bola sendo inflada por um torcedor. Divulgação/Observatório Nacional

Há também outro painel se refere ao buraco negro, que é uma estrela muito quente situada no centro da galáxia, que atrai toda matéria para ela.

A imagem tem uma série de elementos do cotidiano que remetem a uma grande obra no buraco negro, feita de modo a permitir que as pessoas passem por um viaduto e possam assistir ao futebol, jogado em um campo verde.

buraco negro

Imagem (painel) faz alusão ao buraco negro. Divulgação/Observatório Nacional.

Quer saber um pouco mais sobre a exposição O Observatório Nacional e a Copa do Mundo de 2014? Então, assista ao vídeo abaixo, exibido no Programa Jornal Visual do canal TV BRASIL:

Mas, a propósito, você arriscaria um palpite sobre o grande campeão da Copa do Mundo? O favorito é o Brasil! Mas tem gente correndo por fora e promete dar trabalho à seleção verde e amarela, como Alemanha, Espanha, Holanda, França, Itália e, inclusive, a eterna rival Argentina.

FIFA_World_Cup_Brazil_2014_Copa_Del_Mundo

Nesta imagem, países que disputam a taça de campeão da Copa do Mundo 2014 estão representados por bolas de futebol.

E o craque da Copa? Quem será? Seria o melhor jogador brasileiro da  atualidade, o super craque Neymar, do Barcelona? Ou seria o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, eleito o melhor do mundo em 2014? Quem sabe o genial argentino Lionel Messi, do Barça? Bem, a escolha é sua!

cristiano-ronaldo-messi-neymarAvante, Brasil! Rumo ao Hexa!

Fonte: Agência Brasil

Anúncios
Esse post foi publicado em - A Lua Tristonha, Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s