Morre no Rio de Janeiro, aos 79 anos, o astrônomo Ronaldo Mourão

dsc_4324

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, importante astrônomo brasileiro, morreu em 25 de julho de 2014, aos 79 anos de idade.

Se a literatura brasileira ficou de luto na última quarta-feira, 23 de julho, com a morte do escritor Ariano Suassuna, dessa vez foi a astronomia brasileira que ficou de luto com a morte do astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão aos 79 anos, na sexta-feira, 25 de julho de 2014.

Ronaldo Mourão nasceu no Rio de Janeiro em 25 de maio de 1935. Fundador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, pesquisador e sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IGHB). No Observatório Nacional, descobriu uma série de asteroides.

A morte de Ronaldo Mourão representou para a astronomia brasileira a perda de seu maior interlocutor, de acordo com a pesquisadora e historiadora do Museu de Astronomia (Mast), Christina Helena Barbosa.

Ronaldo Mourão foi autor de importantes obras científicas, tais como o Dicionário de Astronomia e Astronáutica e O Livro de Ouro do Universo, dentre tantas outras.

dicionario-enciclopedico-de-astronomia-e-astronautico-ronaldo-mourao-8586368350_200x200-PU6ec88c23_1

ArquivoExibir

 

Para o chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, Carlos Veiga, a grande contribuição de Mourão para o Brasil foi a divulgação que ele fez da astronomia para as pessoas comuns.

Mourão estava internado há uma semana no hospital Quinta D’Or, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, em decorrência de problemas pulmonares e de um acidente vascular cerebral. O enterro foi no sábado, no Cemitério do Cajú.

Fonte: Jornal do Brasil

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s