Brasileiro ganha ‘nobel’ da matemática

Avila

O matemático Artur Avila, de 35 anos, premiado com a Medalha Fields, considerado o Nobel da Matemática (foto: Américo Mariano).

O Brasil não ganhou a Copa do Mundo. Se, no futebol, levamos um verdadeiro “banho”, na matemática, saímos vencedores. Um carioca de 35 anos se tornou o primeiro brasileiro a receber a prestigiada Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática.

Artur Ávila foi anunciado como merecedor da láurea máxima da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), durante o Congresso Internacional de Matemáticos, nesta terça-feira, 12 de agosto de 2014, em Seul, na Coreia do Sul.

Assim como a Copa do Mundo, a medalha é entregue a cada quatro anos. No mínimo, dois; e, no máximo, quatro profissionais com menos de 40 anos podem ganhar o prêmio por trabalhos considerados fundamentais para o avanço da matemática.

charge_23_thumb[4]Junto com Ávila, este ano a Medalha Fields foi entregue também ao canadense Manjul Bhargava, ao austríaco Martin Hairer e à iraniana Maryam Mirzakhania, a primeira mulher a receber este prêmio.

O matemático trabalha com a área de sistemas dinâmicos, mais conhecida como a teoria do caos, que busca descrever e prever como evoluem todos os sistemas que mudam com o tempo.

Na  história da matemática, tivemos grandes gênios, tais como: Pitágoras, filósofo e matemático grego, considerado o “pai da matemática”; Tales de Mileto, importante filósofo, astrônomo e matemático grego que viveu antes de Cristo; René Descartes, físico e matemático francês, responsável por relacionar a Álgebra com a Geometria, o que possibilitou a criação do Plano Cartesiano.

pitagoras

Pitágoras: o pai da matemática.

E você? Como andam os estudos de matemática na escola? Saiba que, para se tornar um astrônomo, é preciso dominar bem essa matéria. Até a próxima, matemáticos!

Fonte: O Globo

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s