Foguete brasileiro com etanol é lançado com sucesso em Alcântara

vs-30_arquivo_iae_6

O primeiro foguete brasileiro com propulsor a etanol foi lançado em Alcântara (Aeronáutica/Divulgação)

Álcool ou gasolina? É a pergunta mais comum feita pelo frentista no posto de combustível, não é? O etanol é o mais comum tipo de álcool e é muito utilizado no Brasil para abastecer nossos veículos. Mas – quem diria -, o etanol agora também serve de combustível para os foguetes brasileiros!

O lançamento do primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido foi feito na última segunda-feira, dia 1 de setembro de 2014, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O etanol é considerado um combustível ecologicamente correto, pois – ao contrário da gasolina e do diesel (que são derivados de petróleo) -, o álcool etanol vem da fermentação de açúcares de plantas ricas em açúcar ou amido, como cana-de-açúcar, milho, beterraba e sorgo. Portanto, a origem é orgânica e renovável.

prod_etanol

O foguete possui um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido. O sistema foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia em parceria com o  Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O lançamento do foguete, que ocorreu às 23h02, foi um sucesso! Os testes serviram para desenvolver estudos de um sistema de posicionamento global (GPS) de aplicação espacial, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, desenvolvido pelo instituto de aeronáutica.

A operação serviu também para o treinamento das equipes na operação e lançamento de motores a propelente líquido, visando à aplicação no desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites. O Brasil está avançando no campo da ciência e da tecnologia!

ciencia_divertida_2

O bom desempenho do motor do foguete à etanol possibilitará a retomada de lançamento dos foguetes brasileiros, por parte da Agência Espacial Alemã, a partir da Europa. Os alemães participaram da operação com trabalho de coleta de dados em voo, por meio de uma estação móvel de telemetria.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Foguete brasileiro com etanol é lançado com sucesso em Alcântara

  1. Dallapiazza disse:

    A análise técnica do acidente ocorrido com o VLS-1 V03 encontra-se disponível em URL: http://dallapiazza.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s