Museu de astronomia traz exposição inédita sobre telescópio

logo_mast_cor

Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT (2014), tem muita coisa pra fazer no Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. E aí, astronautas? Vamos conferir?

Ainda em construção, o The European Extremely Large Telescope (E-ELT) terá 39 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico de todos os tempos. A exposição, que ficará em cartaz até dia 2 de novembro no MAST, fornece uma boa ideia dos instrumentos mais avançados existentes para a pesquisa astronômica.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) apresenta, nesta terça-feira (14), como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a exposição ‘Observatório europeu austral: desbravando novas fronteiras em astronomia’. A mostra é inédita, pois pela primeira vez em um museu brasileiro, revela a dinâmica de um dos observatórios mais importantes do mundo.

Além de painéis com imagens do universo, os visitantes terão a oportunidade de ver a maquete de um dos projetos mais ambiciosos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês): o telescópio E-ELT (European Extremelul Large Telescope, na sigla em inglês).

e-elt-1_2008

Ilustração representa o telescópio E-ELT (European Extremelul Large Telescope).

Ao longo da semana, o público também poderá conferir no Mast outras seis exposições sobre temas variados: “Olhar o céu”; “Medir a Terra”; “Observações do Recife holandês”; “Fotografia: ciência e arte”; “Faz tempo”; “As estações do ano”, “A Terra em movimento”; e “Espaço espectroscopia”.

O museu está localizado Rua General Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro (RJ).

mast-20120206132258

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, situado no Rio de Janeiro-RJ.

Fim de semana

No fim de semana, a diversão fica por conta das atividades “ASTROmania”, “Programa de observação do céu” e “Brincando de matemático”. Um dos destaques é a palestra “A ciência na 1ª Guerra Mundial, o caso Fritz Haber”.

Apresentada pelo professor Gastão Galvão, a palestra acontece no sábado (18), às 14h30. Em seguida, haverá a exibição do filme “Glória feita de sangue” (1957), do diretor norte-americano Stanley Kubrik.

Brasília

A instituição também faz parte da programação da SNCT 2014 em Brasília. No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), o Mast apresenta a mostra “Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas”.

Consagrado por obras-primas como “Monalisa” e “A Última Ceia”, o pintor renascentista também foi autor de grandes descobertas científicas. A exposição retrata a essência criativa do cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos desenhos de da Vinci.

Rio de Janeiro

Com o objetivo de promover a divulgação e popularização da ciência, aproximadamente 80 instituições de pesquisa, divulgação e ensino realizam atividades em quatro polos na cidade do Rio de Janeiro e um polo na Baixada Fluminense, todos sob a coordenadoria de Amannda Amorim. São eles: Centro Esportivo Miécimo da Silva, Quinta da Boa Vista, Parque Madureira, Jardim Botânico e Mesquita.

Até esta quarta-feira (15) , algumas das instituições de pesquisa mais importantes do Brasil estarão também reunidas no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) para as atividades do “Cetem de portas abertas”, uma das atividades integrantes da SNCT.

Participam do evento, as seguintes instituições vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Observatório Nacional (ON), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

por Portal Brasil
Publicado : 14/10/2014 14h29

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s