Sonda Rosetta: a exploradora de cometas

exploradora-cometas01

Concepção artística do momento em que a sonda Rosetta irá liberar o robô Philae com destino à superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. (imagem: ESA/ATG medialab e ESA/Rosetta/Navcam)

Pela primeira vez na história da exploração espacial poderemos acompanhar uma sonda aterrissando num cometa. Isso mesmo! A sonda espacial Rosetta, desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA), está bem próxima de realizar sua missão de estudar o cometa Churyumov-Gerasimenko.

Nesta quarta-feira, 12 de novembro de 2014, a sonda Rosetta estará bem próxima do cometa e liberará o robô Philae, que vai aterrissar na superfície do astro para analisar sua composição.

Moleza? Que nada! A sonda Rosetta já está viajando pelo espaço faz tempo. São 10 anos de espera, com direito a uma voltinha ao redor de Marte e mais 957 dias “de bobeira” no espaço. Fica a pergunta: há algum lugar no universo a salvo dos robôs?

Jeff Koterba August 10, 2014  “Comet Rosetta space aliens”

Em que pesem as dúvidas dos nossos amigos extraterrestres no quadrinho acima, o fato é que estudar cometas pode dar maiores pistas aos astrônomos sobre o passado do Sistema Solar, já que esses astros podem guardar segredos até mesmo das condições que permitiram o início da vida na Terra.

Ao aterrissar no cometa Churyumov-Gerasimenko, o robô Philae, provido com diversos instrumentos científicos, irá coletar amostras do solo, gases e poeira e mandar suas análises para a Terra.

exploradora-cometas02

A Rosetta foi a primeira sonda a entrar em órbita de um cometa, o Churyumov-Gerasimenko (representado na imagem), em meados de 2014. Desde então, vem fazendo registros do corpo celeste e preparando-se para dar o próximo passo em seu estudo. (imagem: ESA/Rosetta/NAVCAM – CC BY-SA IGO 3.0)

O Churyumov-Gerasimenko está atualmente aproximando-se de seu periélio… Hum! Que palavrão é esse? Kkkk. Calma lá! Periélio nada mais é do que o ponto em que o cometa ficará mais próximo do Sol em sua trajetória pelo Sistema Solar.

Se tudo der certo, o robozinho Philae continuará na superfície do cometa por mais seis semanas, quando deve parar de funcionar devido às altas temperaturas decorrentes da proximidade com o Sol.

maxresdefault

Ilustração animada da Sonda Rosetta e do robozinho Philae

A expectativa para a aterrissagem do robô é grande, mas os cientistas ainda não estão muito certos de que a manobra vai funcionar, em especial pelo terreno inesperadamente acidentado que encontraram no astro.

Já a sonda Rosetta vai continuar trabalhando na órbita do cometa até que ele atinja o ponto de menor distância em relação ao Sol, o que deve ocorrer em agosto de 2015.

A viagem é sem volta! Depois disso, a Rosetta continuará a orbitar o cometa Churyumov-Gerasimenko para sempre, acompanhando-o em seu passeio sem fim pelo Sistema Solar.

Fonte: Ciência Hoje

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s