Brasileira está entre 100 finalistas de missão para colonizar Marte

ciencia-projeto-mars-one-20130424-02-size-598

Imagens de simulação do projeto Mars One que pretende levar pessoas para morar em Marte pelo resto de suas vidas (Divulgação/VEJA)

 

O Big Brother Brasil 15 não anda lá essas coisas. Enquanto isso, um outro reality show anda fazendo sucesso em seus preparativos: é o Big Brother Marte. E tem mais: uma brasileira está entre os 100 finalistas de um processo seletivo que vai escolher 24 pessoas para colonizar Marte a partir de 2025.

226524_36

Participantes do Big Brother Brasil 15

 

Tá pensando que o reality show no planeta Vermelho é moleza? Paredão? É fichinha! Porque o Big Brother Marte só tem passagem de ida. Pois é! Quem for para aquelas bandas, não volta. E tem brasileira entre os finalistas que concorrem às vagas para essa nave do Big Brother.

A lista de candidatos aprovados para a missão de viajar ao planeta vermelho com uma passagem só de ida foi divulgada na segunda-feira pela fundação privada Mars One, idealizadora do projeto.

Mars-One-mission-a-one-way-trip-to-the-red-planet-in-2024

Sandra da Silva, de 51 anos, é professora de administração e sistemas de informação da Faculdade Porto Velho, em Rondônia. Em sua apresentação no site da missão, ela descreve outras atividades às quais se dedica: é aquarista, escreve livros de ficção científica (tem cinco obras, das quais uma foi publicada) e desenvolve um clube de ciência com crianças em idade escolar.

SANDRA-SILVA-FOTOS-DE-ANA-CÉLIA-SANTOS-07-01-14-8-300x200

Sandra Silva é advogada em Rondônia e quer participar do Big Brother Marte (detalhe: com passagem só de ida).

 

Dentre os selecionados, há 39 pessoas do continente americano, 31 da Europa, dezesseis da Ásia, sete da África e sete da Oceania. Sandra é a única remanescente entre os 10 289 brasileiros que se inscreveram na primeira fase do projeto, aberta em 2013. Ao todo, mais de 200 000 pessoas de 140 países se candidataram. O maior grupo de interessados era dos Estados Unidos (24%), seguido por Índia (10%), China (6%) e Brasil (5%).

Mas, fala sério! Ir pra Marte com passagem de ida… É meio coisa de maluco, né?

tiralouco01

Na primeira fase, os participantes fizeram inscrições online com informações sobre si, uma carta sobre sua motivação, currículo e um vídeo de um minuto explicando a razão do desejo de ir para Marte. Na primeira peneira ficaram 1 058 pessoas. Os aprovados precisaram, então, enviar um atestado médico e participar de uma entrevista em vídeo com a equipe do Mars One. Restaram 705 candidatos. Depois de mais rodadas de entrevistas, ficaram 100 voluntários. Na próxima fase, a quarta e última, os candidatos precisarão demonstrar habilidade para viver situações extremas e de trabalhar em conjunto.

Os 24 escolhidos serão divididos em seis grupos de quatro pessoas e farão a viagem de ida com dois anos de intervalo. As principais qualidades esperadas deles são “capacidade de adaptação, tenacidade, criatividade e compreensão dos outros”, segundo Norbert Kraft, diretor médico da empresa.

ciencia-projeto-mars-one-20130424-02-size-598

Imagens de simulação do projeto Mars One que pretende levar pessoas para morar em Marte pelo resto de suas vidas (Divulgação/VEJA)

 

Reality show — Os quatro primeiros voluntários deverão pousar em Marte em 2023, após uma viagem de sete meses. Sua chegada e seus primeiros passos para montar uma colônia no planeta vermelho serão exibidos na forma de reality show. “Ao contrário da cobertura televisiva dos Jogos Olímpicos, a Mars One pretende manter o interesse da imprensa mundial de forma duradoura após a seleção dos astronautas, seu treinamento, lançamento e chegada a Marte”, diz o holandês Bas Lansdorp, um dos fundadores da Mars One.

Apesar do ceticismo com que o projeto foi recebido — até agora, as agências espaciais só conseguiram enviar sondas robóticas a Marte — o Mars One tem Gerard’t Hooft, holandês ganhador do Prêmio Nobel, como um de seus apoiadores.

Veja abaixo um quadro com alguns dos desafios que os tripulantes da nave Big Brother Marte irão enfrentar:

imagem

Mas… tipo assim… “vamo” combinar né? O cara que assiste ao Big Brother Brasil todo santo dia… também é meio maluco, né? kkkkkk

Fonte: Revista Veja On Line

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s