Dois astronautas da Nasa deixam a ISS para nova caminhada espacial

sop-ap-spani-span--xs_fran

Terry Virts e Barry Wilmore deixaram estação para instalar cabos (Foto: NASA-TV/AP)

 

01/03/2015 14h01 – Atualizado em 01/03/2015 14h01
Dois astronautas da Nasa deixam a ISS para nova caminhada espacial

Missão durará seis horas e 45 minutos.
Objetivo é instalar 122 metros de cabo e várias antenas.

Dois astronautas americanos deixaram neste domingo (1) a Estação Espacial Internacional (ISS) para começar uma caminhada espacial de quase sete horas, a fim de instalar equipamento de comunicações que facilitem a chegada de naves comerciais como as das companhias Boeing e SpaceX.

Os astronautas Terry Virts e Barry Wilmore começaram sua terceira caminhada espacial em oito dias às 9h52 (de Brasília), informou a Nasa em seu site oficial.
A missão durará seis horas e 45 minutos e tem como objetivo instalar 122 metros de cabo e várias antenas, segundo a Nasa.
‘Este trabalho faz parte de uma reconfiguração da estação espacial em preparação para a chegada de naves de proprietários privados’, explicou a agência espacial.
A Nasa procura preparar a ISS para o acoplamento de voos operados por empresas privadas para transferir astronautas e material à estação, que orbita a mais de 400 quilômetros sobre a superfície terrestre.
Uma hora depois do início da caminhada de hoje, Virts e Wilmore já tinham instalado dois postes com duas antenas cada um e se dispunham a iniciar o trabalho de cabeamento, segundo informou a Nasa.
Os astronautas completaram nos últimos dias outras duas caminhadas espaciais de mais de 13 horas de duração no total, onde instalaram mais cabos e lubrificaram parte do braço robótico móvel da ISS.
A Nasa assinou em setembro um contrato com as companhias Boeing e SpaceX para transportar astronautas americanos à ISS, uma tarefa que desde 2011, com a retirada das naves espaciais, estava em mãos do programa espacial russo Soyuz. EFE

Fonte: G1

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s