Terremoto: A Falha De San Andreas

172427.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxUma boa dica para nossos leitores é o filme “Terremoto: A Falha de San Andreas“, em cartaz nos cinemas. Dirigido por Brad Peyton e estrelado por Dwayne Johnson, o filme teve seu lançamento em maio de 2015.

Um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray (Dwayne Johnson), um bombeiro especializado em restates com helicópteros, tenha que percorrer o Estado ao lado da ex-esposa (Carla Gugino) para resgatar a sua filha Blake (Alexandra Daddario), que tem que sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos.

Mas, você sabe o que é um terremoto? Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre.

thumbUm terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas, a erupção de vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta Terra (situação mais rara). Num terremoto ocorrem aberturas de falhas na superfície terrestre e deslizamentos de terras. Quando ocorrem no mar, podem provocar tsunamis (ondas marítimas gigantes).

terremoto-japao-20110311-30-originalAcima, a imagem de uma tragédia ocorrida no Japão, que começou em 11 de março de 2011, com o mais violento terremoto já registrado no país: 9 graus na escala Richter. A ele, seguiu-se o tsunami que arrasou a costa nordeste do território. Morreram mais de 3 mil pessoas. Estradas e ferrovias foram destruídas. Cerca de 1,8 milhão de residências foram afetadas.

Classificação dos terremotos

De acordo com sua intensidade (magnitude sísmica) podem ser classificados através da Escala Richter (de 0 a 9). Quanto mais alto o grau, mais forte é o terremoto. Terremotos que atingem grau 7 ou mais, com epicentro próximo à superfície terrestre, podem provocar danos catastróficos.

081331371

No Brasil

O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território e não estamos sob placas tectônicas. Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.

Sismologia

A área do conhecimento que identifica e analisa os terremotos é chamada de sismologia.

Pra finalizar, vamos conferir o trailer desse filmaço, que conta com ação do início ao fim. Até a próxima!

Fonte: SuaPesquisa, Veja, AdoroCinema

Anúncios
Esse post foi publicado em - cinema & filmes, Diversão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s