A Lua Tristonha imortalizada na Biblioteca Nacional

049

O escritor Rômulo Bourbon, autor de “A Lua Tristonha”, faz a entrega (depósito legal) de sua obra à funcionária Alessandra, da fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro – RJ.

No dia 18 de setembro de 2015, o livro “A Lua Tristonha” passou a integrar o acervo da fundação Biblioteca Nacional, situada na Avenida Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro (RJ). Na oportunidade, o escritor Rômulo Bourbon fez a entrega (depósito legal) do livro à funcionária Alessandra.

O Depósito Legal vem previsto nas leis nº 10.994, de 2004, e nº 12.192, de 2010, pelo qual se determina que pelo menos um exemplar de todas as publicações bibliográficas e musicais produzidas em território brasileiro deve ser remetido ao acervo da Biblioteca Nacional.

O propósito é contribuir com a preservação e a formação da Coleção Memória Nacional e divulgar a produção através dos catálogos do acervo da Biblioteca.

A Lua Tristonha

Dedicatória do escritor Rômulo Bourbon, no exemplar oferecido à Biblioteca Nacional, em cumprimento ao Depósito Legal, em 18/9/2015.

Todos os escritores, desde os mais ilustres, como Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos e tantos outros, até aqueles ainda desconhecidos do grande público, possuem suas obras com assento na Biblioteca Nacional, que conta inclusive com um setor dedicado exclusivamente às obras raras.

A fundação Biblioteca Nacional é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.

0200_years_Biblioteca_Nacional_in_Rio_de_Janeiro_city

Fundação Biblioteca Nacional, situada na avenida Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro (RJ).

A Biblioteca Nacional possui um acervo com mais de 10 milhões de itens, por isso foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, a maior biblioteca da América Latina.

O Acervo da Biblioteca Nacional cresce constantemente a partir de doações, aquisições e com a lei do depósito legal, que assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais.

Fundacao-Biblioteca-Nacional

A Biblioteca Nacional possui um acervo com mais de 10 milhões de itens, por isso foi considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, a maior biblioteca da América Latina.

Para saber mais sobre a Biblioteca Nacional, acesse o site www.bn.br

 

Anúncios
Esse post foi publicado em - A Lua Tristonha, Literatura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s