Fotos fantásticas do eclipse total da Superlua

size_810_16_9_superlua4

Lua sangrenta vista sobre o pico do Monte Rigi, na Suíça.

Na noite deste domingo, pessoas em todo o planeta dirigiram seus olhares para a Lua. Elas esperavam ver um fenômeno raro da astronomia: o eclipse total da Superlua. Na foto acima, a Lua sangrenta foi vista sobre o pico do Monte Rigi, na Suíça.

A Superlua se forma quando a Lua chega mais perto da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que o astro pareça 14% maior. Já o eclipse total acontece quando a Lua passa por trás da Terra e a sombra, causada pelo alinhamento com o Sol, lhe dá uma tonalidade avermelhada.

A combinação dos eventos é tão rara que ele só acontecerá novamente em 2033. Para sorte dos brasileiros, o eclipse da Superlua pode ser visto do começo ao fim. Ele teve início às 21h12, horário de Brasília, e ficou totalmente visível às 2h22 da segunda-feira.

O eclipse da Superlua foi visto em várias partes do mundo. Esta foto (abaixo) foi tirada quando a Lua já estava toda avermelhada e gigante no céu de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

size_810_16_9_superlua10

Eclipse total

A Lua, coberta pela sombra da Terra durante um eclipse lunar total, aparece ao lado de uma estátua no telhado da câmara municipal em Hamburgo, na Alemanha. Veja abaixo:

size_810_16_9_superlua5

Lua

Na foto abaixo, a Lua sangrenta ilumina o céu de Paris, na França. O eclipse total da Superlua aconteceu apenas cinco vezes no século passado.

size_810_16_9_superlua11

Sob a luz do luar

A melhor maneira de ver o eclipse total da Superlua é ir a um local alto, sem iluminação. O surfista da foto encontrou um jeito peculiar de assistir ao fenômeno: pegando uma onda na praia Manly, em Sidney, na Austrália.

size_810_16_9_superlua1

Eclipse total da Superlua

Na foto, a Lua aparece acima do edifício Turning Torso durante um eclipse lunar total em Malmo, sul da Suécia.

size_810_16_9_superlua2

Lua sangrenta

Pessoas se reúnem em volta do Glastonbury Tor, no condado de Somesert, na Inglaterra, para ver o eclipse total da Superlua. O local é de grande importância histórica para os ingleses e é citado na mitologia celta, especialmente em contos sobre o Rei Artur.

size_810_16_9_superlua8

Superlua

Até em lugares muito iluminados foi possível ver a Superlua. Na foto, o fenômeno pode ser visto na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

size_810_16_9_superlua9

Eclipse

Esta foto foi tirada durante o eclipse total da Superlua em Bruxelas, capital da Bélgica. Na imagem, é possível ver a Lua ao lado da cúpula da Basílica Koekelberg.

size_810_16_9_superlua3

Evento celestial

Muitas fotos da Superlua foram tiradas ao lado de monumentos ou prédios históricos. Na imagem, a Lua aparece junto a uma estátua na ponte Alexandre III em Paris, na França.

size_810_16_9_superlua6

Lua iluminada

A Superlua parcialmente coberta pelo eclipse é vista atrás de um mirante no pico do monte Uetliberg em Zurique, na Suíça.

size_810_16_9_superlua13

No Brasil

Uma mulher aproveita o calor e o fenômeno da Superlua para se banhar nas águas da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

size_810_16_9_superlua15

Eclipse da Superlua

A última vez que o eclipse total da Superlua ocorreu foi em 1982. Na foto, o fenômeno aparece atrás de uma casa na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

size_810_16_9_superlua12

Lua de sangue

Esta foto da Superlua atrás do capitólio da cidade de Denver, no Colorado, foi tirada por Bill Ingalls, fotógrafo da Nasa. Se você não conseguiu boas imagens do fenômeno neste domingo, mas quer aprender como fotografar a Lua, Ingalls explica como nesta galeria.

size_810_16_9_superlua7

Eclipse parcial

Esta é uma das fotos incríveis tiradas durante o eclipse parcial da Superlua na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

size_810_16_9_superlua14

Fonte: Exame

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s