Um feito histórico! Pela primeira vez, foguete orbital faz pouso controlado

16601442698_84cd4b710d_o

Aterrissagem histórica do foguete Falcon 9 da empresa SpaceX. Um grande passo do homem para o avanço da exploração espacial. Fonte: http://www.spacex.com

Você já viu um foguete espacial ser lançado e voltar à Terra intacto? Mais ou menos como se fosse um helicóptero que decola e pousa suavemente sem ter as partes soltas no céu tal como os foguetes costumam deixar seus pedaços na órbita da Terra.

Pois é! A SpaceX, empresa norte-americana, conseguiu realizar um feito inédito que foi recuperar intacto o primeiro estágio de um foguete, o Falcon 9. A operação poupará milhões de dólares para a companhia.

2015-12-22t045832z_1533443204_gf10000273704_rtrmadp_3_usa-spacex

A empresa norte-americana SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 – que colocou 11 satélites em órbita – e conseguiu voltar à Terra em pouso perfeito (Foto: Mike Brown/Reuters)

A empresa americana SpaceX conseguiu realizar o pouso de seu foguete Falcon 9 nesta segunda-feira (21 de dezembro de 2015) pela primeira vez! Foi um feito inédito na história espacial, motivado pelo desejo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização.

O objetivo da SpaceX era lançar o Falcon 9 para transportar 11 satélites à órbita baixa da Terra e depois fazer retornar ao planeta a primeira fase do lançador.

O foguete decolou às 20H29 (23H29 de Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida. Alguns minutos depois do lançamento, a primeira fase do foguete – que dá a potência na decolagem – se desprendeu e iniciou o retorno à Terra, enquanto a segunda fase manteve a propulsão dos satélites para o espaço.

Fonte: SpaceX, France Press (via G1)

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s