Planetas brilhantes ficarão alinhados e visíveis a olho nu até 20 de fevereiro

20160119232436319381u

Alinhamento dos planetas brilhantes: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Fenômeno poderá ser visto até 20 de fevereiro de 2016 (Arte: DP)

Planetas distantes milhões de quilômetros um do outro estão alinhados no céu. Sabe onde você pode ver isso? No cinema? Na internet? Na Tv? Basta olhar para o céu e você verá esse alinhamento de planetas com seus próprios olhos, sem a ajuda de nenhum instrumento.

Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e Júpiter se encontram alinhados desde a última quarta-feira (20) na linha do horizonte em direção à Lua. O fenômeno poderá ser visto até o próximo dia 20 de fevereiro de 2016.

alinhamento de planetas

Fonte: Huffington Post

Digamos que, nesse mês de janeiro, você esteve “preocupado” em curtir a praia nas férias. Daí veio fevereiro e você se “estressou” com o carnaval. Então, vamos supor que você marcou bobeira e não conseguiu visualizar o alinhamento de planetas.

Primeiramente, sinto lhe dizer que você “deu mole”. Mas tenho uma notícia boa: o fenômeno será visível de novo em agosto de 2016. Portanto, não dê bobeira! Depois disso, só em outubro de 2018.

A propósito, a última vez que esse alinhamento aconteceu foi no ano de 2005! Uma chance como essa – de assistir aos cinco planetas que são visíveis a olho nu alinhados no céu – é imperdível.

os-planetas-mais-faceis-de-visualizar-serao-venus-jupiter-e-saturno-por-serem-os-mais-brilhantes-marte-sera-um-marte-sera-o-astro-com-um-brilho-vermelho-nao-tao-vibrante-quanto-os-outros-o-desafio-sera-1453161541

Alinhamento de planetas: Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e Júpiter.

Os planetas mais fáceis de visualizar serão Vênus e Júpiter por serem os mais brilhantes. Marte será o astro com um brilho vermelho, não tão vibrante quanto os outros. O desafio será ver Mercúrio, porque ele fica muito próximo à linha do horizonte (e edifícios altos e árvores poderão tapar a visão). Além disso, Mercúrio aparece durante um curto período de tempo pouco antes do amanhecer.

A dica para quem quer visualizar o fenômeno é ir para um lugar aberto, longe de prédios e vegetação alta. Se observados dentro de cidades grandes, o brilho dos planetas é ofuscado pela poluição luminosa.

Fonte: UOL

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s