Possíveis planetas escondidos

escondeEsconde

Quem não brincou de esconde-esconde na infância? Aquele que vai procurar o pessoal conta até dez enquanto a turma corre para se esconder nos locais mais inusitados. E quanto aos planetas? Sabia que eles também gostam de uma brincadeira como essa?

O potente radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma), no norte do Chile, captou imagens de um cinturão de cometas em torno de uma estrela localizada a 129 anos-luz da Terra, que revelariam a existência de planetas escondidos ou deslocados desse sistema distante.

maxresdefault

Segundo comunicado divulgado em 17 de maio de 2016 pelo observatório, em Santiago (Chile), o Alma conseguiu registrar pela primeira vez em alta resolução um cinturão de cometas em volta da estrela HR 8799, o que mostra que os planetas tiveram órbitas diferentes no passado ou que há ao menos um planeta a mais no sistema que ainda não foi detectado por ser pequeno demais.

Ôpa! Meu pai está me procurando agora… Acho que ele vai me dar um sermão porque arranhei o carro dele… Vou me esconder também! Fui!!!!!!!!!

Fonte: Diário de PE, 18/5/2016.

Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

