Dia Nacional do Escritor

FLIPORTO

25 de Julho – Dia Nacional do Escritor (crédito da imagem: Associação Lageana de Escritores)

Nesta segunda-feira, 25 de julho de 2016, comemora-se o Dia Nacional do Escritor. Que tal conhecer um pouco sobre entidades que representam os escritores brasileiros?

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897 e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais.

A ABL é composta de 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros. Veja (abaixo) o discurso de Machado de Assis na sessão inaugural da Academia:


20 de julho de 1897

Senhores,

Investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É simbólico da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.

Não é preciso definir esta instituição, iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova, naturalmente ambiciosa. O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige, não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância. A Academia Francesa, pela qual esta se modelou, sobrevive aos acontecimentos de toda casta, às escolas literárias e às transformações civis. A vossa há de querer ter as mesmas feições de estabilidade e progresso. Já o batismo das suas cadeiras com os nomes preclaros e saudosos da ficção, da lírica, da crítica e da eloquência nacionais é indício de que a tradição é o seu primeiro voto. Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira. Está aberta a sessão.


Nos Estados, também há entidades representativas dos escritores locais. Temos, por exemplo, a União Brasileira de Escritores em São Paulo, no Rio Grande do Norte e em Goiás.

Em Pernambuco, a União Brasileira de Escritores fica localizada na Rua Santana, nº 202, bairro de Casa Forte, Recife.

ube

Sede da União Brasileira dos Escritores (UBE), situada na rua Santana, no bairro de Casa Forte, Recife-PE.

Fundada em 17 de janeiro de 1978, a UBE reúne escritores de todos os estilos no Estado de Pernambuco, como poetas, romancistas e autores de obras de ficção infanto-juvenil. Dentre os membros, está o escritor Rômulo Bourbon, com assento na UBE desde 7/12/2015 (veja abaixo):

IMG_9377

Diploma conferido ao escritor Rômulo Bourbon, em 7/12/2015, conferindo-lhe o título de membro filiado da UBE em Pernambuco.

E você? Por que não reserva um tempo do seu dia para escrever? Pode ser num diário ou numa cartinha de amor… O que importa é pegar lápis e papel e começar a rabiscar!

Segundo Virginia Woolf, “escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial“.

Até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em - outros, Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s