Dia Mundial da Fotografia e a Astrofotografia

DIA_MUNDIAL_DA_FOTOGRAFIA

19 de Agosto – Dia Mundial da Fotografia

Olhe o passarinho! Diga xiiiis! Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Você sabia que, no campo da astronomia, a fotografia é largamente utilizada por astrônomos amadores para capturar as mais belas imagens de vários eventos astronômicos? A essa técnica damos o nome de astrofotografia.

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno. A primeira fotografia de um corpo celeste (a Lua) foi tirada em 1840, mas foi somente no final do séc. XIX que a tecnologia permitiu a fotografia estelar detalhada.

astrofotografia

À esquerda, primeira astrofotografia da história. As primeiras fotos bem sucedidas saíram em 1840.

Além de ser capaz de gravar os detalhes de corpos extensos, como a Lua, o Sol e os planetas, a astrofotografia tem a capacidade de mostrar objetos invisíveis ao olho humano, como nebulosas e galáxias.

Isso é feito por longa exposição, usando uma capacidade que tanto os filmes quanto os sensores digitais têm de acumular fótons de luz em longos períodos de tempo. A fotografia revolucionou a pesquisa astronômica profissional.

time-lapse-matheus-gomes-01

A via láctea. Crédito da imagem – @ Matheus Gomes

As longas exposições revelaram centenas de milhares de novas estrelas e nebulosas que eram invisíveis ao olho humano, levando a telescópios óticos especializados cada vez maiores, que eram essencialmente grandes “câmeras”, projetados para coletar a luz e gravá-la no filme.

A astrofotografia teve um importante papel no início dos estudos do céu e da classificação das estrelas, mas com o tempo, deu lugar a equipamentos mais sofisticados e técnicas especialmente concebidas para a investigação científica, com o filme tornando-se apenas uma das muitas formas de gravar a imagem.

IMG_0279

Foto da lua. Crédito da imagem, por Daniel Vinhal (Instagram – @photovinhal)

Astrofotografia hoje é parte da astronomia amadora, e normalmente é utilizada para gravar imagens esteticamente agradáveis do céu, ao invés de imagens para a pesquisa científica.

Aposto que você deve ter um monte de fotos de suas viagens, de sua família, de paisagens, não é? Mas será que você já posicionou as lentes de sua câmera para o alto e tentou fotografar algum corpo celeste?

Então, que tal experimentar a astrofografia tirando fotos do astro mais próximo e visível de todos? Para tirar boas fotos da Lua, aproveite a fase de lua cheia e… click! Torne-se também um astrofotógrafo.

henri_cartier_bresson_fotografar_e_coloca_ol

Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração” (Henri Cartier-Bresson)


Fonte: Wikipédia

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s