XIII Curso de Introdução à Astronomia da SAR

Rômulo Bourbon Certificado

Certificado de conclusão do XIII Curso de Introdução à Astronomia, realizado nos dias 9, 10, 23, 24, 30 e 31 de julho de 2016, pela Sociedade Astronômica do Recife (SAR).

Foi com muita satisfação que o escritor Rômulo Bourbon, autor do livro A Lua Tristonha, recebeu o certificado de conclusão do XIII Curso de Introdução à Astronomia, promovido pela Sociedade Astrônomica do Recife (SAR).

O curso foi realizado nos dias 9, 10, 23, 24, 30 e 31 de julho de 2016, na Escola de Referência Ensino Médio Porto Digital (EREM), em Recife-PE, com carga horária de 30 (trinta) horas.

Dentre os objetivos do curso, buscou-se familiarizar os alunos com os conceitos da astronomia moderna, bem como dar aos formandos uma visão geral sobre o Universo e auxiliá-los na utilização dos equipamentos astronômicos, como binóculos, lunetas e telescópios.

IMG_0315

Palestra sobre exoplanetas, com o astrônomo Lupércio Bezerra (31/07/2016).

As aulas téoricas abordaram, dentre outros assuntos, a história da astronomia, bem como o estudo sobre galáxias, estrelas, sistema solar, astronáutica, astrobiologia e exoplanetas.

As aulas práticas tiveram como objetivo a observação noturna, com utilização de equipamentos como binóculos e telescópios, para contemplação de astros, lua, planetas, constelações, aglomerados de estrelas etc.

IMG_0316

Aula prática sobre instrumentos de observação – binóculos e telescópios, com o professor Leonardo Neves (30/07/2016).

O curso contou ainda com a presença de palestrantes e colaboradores, dentre os quais citamos Prof. Iron Mendes, Everaldo Faustino, Leonardo Neves, Edmailson Dantas, Diego Alencar, José Ulisses Peixoto, Jean Ribeiro, Ayrton Milet e Silas Ribeiro.

IMG_0317

Da esquerda para a direita: Everaldo Faustino, presidente da SAR; Prof. Antônio Carlos Miranda, doutor em astronomia pela UFRN; Rômulo Bourbon, escritor; e Diego Alencar, membro da SAR (10/07/2016).

Fundada em 1973, a Sociedade Astronômica do Recife (SAR) chega, em 2016, aos 43 anos de existência, oferecendo cursos periódicos e promovendo eventos de observação noturna. Visite a página sociedadeastronomica.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em - A Lua Tristonha, - Rômulo Bourbon, - sistema solar: planetas e astros, Astronomia, Literatura e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s