Estação espacial chinesa de 8 toneladas cairá na Terra em 2017

cnsa

Estação espacial chinesa (Foto: CNSA )

Não quero causar pânico, mas vocês estão sabendo que a estação espacial chinesa está desgovernada e cairá na Terra em 2017? Detalhe: o artefato possui 8 toneladas!

A primeira estação espacial chinesa, chamada Tiangong-1, foi lançada em 2011 com o objetivo de tornar a China uma referência na exploração espacial. Entretanto, falhas técnicas fizeram com que os chineses perdessem contato com o módulo de 10,4 metros.

Os chineses pretendiam desativar a estação espacial por meio de um pouso controlado no oceano, longe de qualquer habitação. Mas, com esse “pequeno” imprevisto, a geringonça poderá cair em qualquer lugar, inclusive aqui onde estou agora.

Observadores amadores já alertavam sobre a trajetória irregular da estação espacial. Mesmo assim, os orientais ficaram caladinhos no começo. Somente agora o país asiático confirmou a falha, alertando que a perigosa reentrada ocorrerá no segundo semestre de 2017.

Eles garantiram que boa parte das 8,5 toneladas de metal irá se desintegrar na queda. O que preocupa é que, mesmo assim, há pedaços com até 100 kg que poderão sobreviver ao atrito e cair.

E o que é pior! Não se sabe onde…

panic_cartoon

165-166.blogspot.com

Os cientistas estão contando com a sorte. Há probabilidade de o artefato gigante cair na água, afinal 71% do planeta é por ela coberto. Além disso, mesmo que colida com o solo, a chance de cair em área desabitada é grande, pois nem todos os locais são de grandes aglomerações urbanas.

Uma simples mudança nas condições atmosféricas pode mudar o local do pouso de um continente para outro. A questão é saber qual será o continente sorteado? América? E em que país? Brasil?

Hum… E a cidade?


Fonte: Revista Galileu

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s