Concurso de redação

1º Concurso de Redação Astronômica: O Universo das Crianças

Publicado em 22/01/2013 por
concurso_de_redacao

1º Concurso de Redação do blog “A Lua Tristonha”

Olá, galera astronômica! Nós, que fazemos o blog A Lua Tristonha, acreditamos que a criatividade e o talento para escrever devem ser estimulados e desenvolvidos desde cedo, seja na escola, em casa ou… no espaço!

Uma boa redação será importante em qualquer atividade profissional. Se você quer ser um advogado, um engenheiro, um professor ou até um astronauta, escrever um bom texto é fundamental.

Com base nesse pensamento, o blog A Lua Tristonha abre, para os seus leitores e para o público em geral, o 1º Concurso de Redação Astronômica, cujo tema é “O Universo das Crianças”.

230320-Royalty-Free-RF-Clipart-Illustration-Of-Children-Astronauts

O Universo das Crianças

A redação é aberta para crianças e adolescentes até os 17 anos de idade. Não há limite de páginas ou de linhas. Para auxiliar a pesquisa, a criança poderá se utilizar de livros da escola, de pesquisas na Internet ou de outras fontes similares.

Na primeira parte da redação, a criança deverá falar sobre o que entende a respeito do Universo. Poderá falar de planetas, do sol, da lua, dos cometas, das galáxias, da Terra, dos astronautas, das missões espaciais… enfim, poderá falar sobre tudo o que estiver relacionado ao espaço.

Na segunda parte da redação, a criança deverá falar sobre o Seu Universo, ou seja, o que ela gosta de fazer, quais as suas brincadeiras preferidas, os jogos mais divertidos, os desenhos animados prediltos, os estudos, a família, as viagens… enfim, vale escrever o que estiver relacionado ao seu cotidiano.

desenhos

A criança pode desenhar e as ilustrações podem ser escaneadas.

Vale desenhar à vontade! As ilustrações poderão ser escaneadas, bem como os textos que forem escritos de forma manuscrita pelos pequenos artistas mirins.

Não há uma premiação específica em dinheiro, pois o concurso visa apenas criar o hábito da leitura e da escrita. Mas, as redações que forem bem avaliadas poderão ser publicadas no blog A Lua Tristonha e, no final, poderá ser realizado um sorteio do livro “A Lua Tristonha” com os participantes.

As redações serão recebidas até o dia 20 de fevereiro de 2013. Os textos deverão ser enviados para o e-mail romulobourbon@hotmail.com, com o nome do participante, seu e-mail, idade, além de sua cidade e Estado (não é preciso enviar foto nem indicar endereço completo). Também valem os textos postados como “comentários” no blog, ou postagens nas redes sociais facebook ou twitter: http://www.facebook.com/aluatristonha, http://www.twitter.com/aluatristonha.

Participe! Mostre que o seu talento é o maior do Universo!

“O Universo das Crianças”, por Júlia Gomes

Publicado em 24/02/2013 por

        “Meu universo é uma maravilha. São vários planetas fora e dentro do sistema solar. Você sabia que nós podemos sair de buracos negros? Os buracos negros são umas prisões longas, mas não eternas. Cada vez que um buraco negro é diminuído mais as condições de uma pessoa ou coisa poder sair.

        Você sabia que os buracos negros podem se formar com partes de planetas fragmentados ou meteoros ou meteoritos fragmentados? Mas preste atenção: os buracos negros só podem se formar com grande quantidade dessas coisas.

        Eu não posso esquecer de mencionar uma coisinha: os aliens, é claro! Toda criança acredita que daqui a algum tempo os aliens vão vir para a Terra e abduzir quase a metade do mundo todo! Calma aí gente, calma aí! Aposto que os aliens só vão atacar nosso planeta no ano 3.000! Isso é uma piada! Os séculos, anos, dias, meses e décadas nunca acabam… tudo é infinito, como o universo, até os números são infinitos!

        Eu acho que os aliens nunca vão existir e nunca vão nos atacar, já que os números não acabam. Nós sempre vamos viver! Eu não estou dizendo que uma pessoa do ano 3.000 possa viver até o quatro mil. Bom, parece que acabei de falar conversas paralelas sobre o universo, só não se esqueçam: de vez em quando vocês podem visitar o site http://www.aluatristonha.wordpress.com”.

Júlia Gomes tem 9 anos e mora em Recife-PE.

“O Universo das Crianças”, por Luiz Eduardo

Publicado em 23/02/2013 por

“O que entendo sobre o Universo.

        Eu entendo várias coisas sobre o Universo. Este ano estudei muito sobre o Universo e seus astros. Adorei estudar tudo isso, pois aprendi muitas coisas. Tipo: Você sabe o que é a teoria geocêntrica e a heliocêntrica? Se não  sabem… irei explicar agora! Geocêntrica é a teoria na qual se diz que a Terra é o centro do Universo e que os demais planetas e estrelas giram em torno dela. Esta teoria foi criada por Aristóteles e Ptolomeu. Heliocêntrica é a teoria na qual diz que o sol é o centro do Universo, e não mais a Terra, o que gerou grande contradição ao que a igreja pregava. Esta teoria foi criada por Copérnico e definida por Galileu. Pronto! E ainda não  acabou. Sei muitas coisas! Mas, se for para explicar tudo  passarei… mais ou menos… que… uma semana! Mas vou ainda falar um pouco.

        Agora vamos abordar o assunto planetas. Não vou falar sobre todos os planetas, mas vou falar no que acho mais interessante. Qual planeta você acha que é? Se você pensou  nele, parabéns, você é muito esperto, Marte! Me interesso muito em estudar sobre esse planeta. Eu não acredito que lá exista “ETS”, como algumas crianças  acreditam, mas… cada um acredita em o que quer. Os astrônomos mandam muitos robôs para lá, para que eles façam descobertas. Os chineses, os coreanos, e os japoneses chamam-lhe de “Estrela de Fogo”. Você sabia que está localizado em Marte o maior vulcão do sistema solar? O Olympus Mons.

O meu Universo.

        O meu Universo é dividido em 2 coisas: O que gosto e o que não gosto. Então podemos dizer que meu Universo é o Universo que toda criança ou adolescente tem.

        O que gosto: Pela manhã logo após tomar banho e tomar café, gosto de ver meus  email-s e entrar nos meus jogos. No tempo livre gosto de fazer palavras cruzadas ou ir para a piscina. Durante a tarde gosto muito de assistir seriados americanos. Gosto muito de jogos de raciocínio. Minha cor preferida é preta, pois acho uma cor muito estilo “Rock”. Meu estilo musical é Internacional.

        O que pretendo ser: Eu admiro e gosto muito de desenhar, por isso quero seguir a profissão de arquiteto.

        O que não gosto: Não gosto que me desrespeitem.

        Bom, é isso, falei só um pouquinho sobre algumas coisas que gosto e que não gosto.”

Luiz Eduardo tem 11 anos e mora em Patos-PB.

“O Universo das Crianças”, por Pedro Henrique

Publicado em 22/02/2013 por

“O universo das crianças.

        O Meu universo é tudo aquilo que eu consigo ver ao meu redor e ao meu alto, como o próprio céu, as estrelas, ou até mesmo o sol mesmo quando vejo ele por alguns segundos.

        O que eu vejo no meu universo pode ser algumas coisas que outros veem, não as mesmas coisas que eu vejo, mas quando todos nós usamos a imaginação pra imaginar as mesmas coisas, tudo fica melhor, porque nós vemos e vivemos as mesmas coisas, aí sim nós dizemos o universo das crianças.

        Não sou criança, eu acho, mas como seria o universo das crianças hoje em dia, seria bom, legal ou até ruim? Bem, quem pode responder isso é outras crianças, nós quando olhamos as estrelas quando criança nós imaginavamos que um dia aquela estrela iria cair e virar uma estrela cadente, e fechavamos os olhos, pensavamos em um desejo e esperavamos que ele seja realizado. Mas nunca era realizado, pois quando nós começamos a crescer o nosso universo começa a crescer, e ficar se expandindo como o big-bang, e nós se ligamos que não existe estrelas cadentes.”

Pedro Henrique tem 13 anos e mora em Paulista-PE.

Grande resultado do sorteio de livros A Lua Tristonha

Publicado em 10/03/2013 por

sorteioPessoal, tá na hora de divulgar os grandes felizardos do sorteio de livros A Lua Tristonha. São dois sortudos! Um livro vai para o Pedro Henrique, de Paulista/PE, que participou do 1º Concurso de Redação Astronômica, com uma linda redação sobre “O Universo das Crianças“. O outro livro vai para Luiz Felipe Silva, de Aracaju/SE, que curte a fanpage A Lua Tristonha no Facebook e participou do sorteio Curta e Compartilhe a página “A Lua Tristonha” no Facebook e concorra a um livro.

Os ganhadores deverão entrar em contato com o autor para recebimento dos livros ( para falar com o autor, clique aqui). Continuem acompanhando as novidades do blog A Lua Tristonha: o espaço de astronomia e diversão na Internet!

3 respostas para Concurso de redação

  1. Elane Cavalcante disse:

    Quando será o próximo concurso de redação que eu quero participar?

    • Olá! Agradecemos sua participação! Assim que possível, iremos organizar um novo concurso de redação astronômica! Fique ligado no nosso blog (e nas estrelas também!). 😊

  2. Ian Augusto Rodrigues Lima disse:

    Existem E.T.s, mas não aqueles feios, monstros, e nem andam com O.V.N.I.s, abduzindo todo mundo. São pessoas que vivem em outros mundos que Deus criou.Eles não caíram na armadilha de satanás. E eles não podem vir aqui, pois são puros, e nosso mundo está cheio de pecado. Eles morreriam se vivessem aqui, de tanto pecado que há neste mundo caído.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s